CLIQUE AQUI...
 
CEPAV NEWS    
 
 
  CEPAV Menu
    CEPAV News
    Assessoria
    Exames e Preços
    Textos Técnicos
    Alergia
    DNA
    Download
    CD-ROM Atlas
    CEPAV Kids
 
  Tour Virtual


  
 
 
Atendimento On-line
Microscopia Eletrônica
 

Edições Anteriores:  [1] [2] [3] [4] [5] [6] [7] [8]

Editorial

Com o advento da globalização, o Mercado Veterinário sofreu e sofre diversas modificações e modernizações.
Tais avanços foram responsáveis pelo surgimento de novas tecnologias de produção favorecendo o lançamento de produtos farmacêuticos, nutricionais e fitoterápicos revolucionários, além da medicina diagnóstica, direcionados a segmentos específicos.
A Medicina Veterinária vem sendo dinamizada com a segmentação através do surgimento cada vez maior de cursos de especialização. Toda esta movimentação do meio impulsionada pela explosão de informações recebidas pelos proprietários de animais de estimação, possibilita o aparecimento cada vez maior de pacientes de uma classe antes pouco acompanhada, que são os cães idosos.
O Grupo CEPAV, sempre acompanhando os processos evolutivos e preocupados com esta nova classe de estudo emergente, traz para o Mercado Veterinário um novo conceito de qualidade de vida com o lançamento do PROEX – a primeira Terapia Vascular focada a pacientes geriátricos.

Mauro Bleich

PROEX - Pentoxifilina

INTRODUÇÃO:
Os animais idosos freqüentemente apresentam deficiências circulatórias como resultado de uma diminuição do fluxo sanguíneo e da diminuição da disponibilidade de nutrientes e oxigênio nos tecidos orgânicos. Com o processo de envelhecimento ocorre deterioração das características sanguíneas, com aumento da viscosidade e aumento da agregação plaquetária, levando a formação de trombos e outras alterações circulatórias características da idade como:

  1. Letargia
  2. Apatia
  3. Dificuldade de locomoção
  4. Perda de peso
  5. Perda de apetite
  6. Queda de pêlos
  7. Baixa tolerância a exercícios

A pentoxifilina é um derivado da metilxantina com propriedades hemorreológicas e imunomodulatórias que melhora as condições do fluxo sanguíneo através da diminuição da viscosidade, melhorando a deformabilidade eritrocitária devido a sua ação sobre hemácias patologicamente comprometidas. Como conseqüência, melhora a microcirculação nutritiva em áreas com comprometimento do fluxo sanguíneo.

O mecanismo de ação está relacionado com o aumento da flexibilidade da membrana dos eritrócitos.

A pentoxifilina também tem uma série de propriedades imunológicas, sendo por isto, indicada em várias doenças dermatológicas onde existem comprometimento vascular e/ou do sistema imunológico.

INDICAÇÕES:
PROEX é indicado como vasodilatador para a melhoria da circulação periférica e cerebral, da disposição geral e diminuição da letargia. PROEX é particularmente indicado para animais idosos, onde pode aumentar a disposição e a tolerância a exercícios.

PROEX ainda possui efeito antiarrítmico em cães com isquemia do miocárdio e uma ação broncodilatadora que auxilia nos processos respiratórios.

PROEX inibe a agregação plaquetária e aumenta as propriedades de fluxo dos eritrócitos. Isto tem um efeito direto sobre o coração, reduzindo a resistência vascular periférica, aumentando a oxigenação tecidual, deste modo diminuindo o débito cardíaco e melhorando o fluxo sanguíneo.

Utilizar o produto quando qualquer das doenças abaixo resultarem em letargia, diminuição do estado de alerta, da disposição e da tolerância a exercícios:

  1. Problemas circulatórios associados a idade
  2. Senilidade e distúrbios comportamentais
  3. Síncope
  4. Arritmias devido a isquemia do miocárdio
  5. Constrição bronquial
  6. Diminuição da circulação e oxigenação tecidual, especialmente no coração, cérebro e musculatura esquelética

Nos casos dermatológicos da espécie canina onde existam um comprometimento vascular ou imunológico, a pentoxifilina pode ser utilizada como auxiliar, em conjunto com outras terapias tópicas ou sistêmicas nas seguintes doenças:

  1. Dermatomiosite
  2. Vasculite
  3. Dermatite alérgica de contato
  4. Atopia
  5. Piodermite do Pastor Alemão
  6. Dermatite por lambedura
  7. Como auxiliar nos processos de cicatrização
  8. Trombose vascular, levando a dermatose ou necrose de margem de orelha

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 



POSOLOGIA E MODO DE USAR:

O produto deve ser administrado por via oral. Em princípio, a posologia é baseada no tipo e na severidade do distúrbio circulatório, na tolerância individual do paciente e na resposta clínica esperada do medicamento.

PROEX é recomendado na dosagem de 5 mg a 10 mg de pentoxifilina/kg, de duas a três vezes ao dia. Iniciar a terapia com a maior dosagem recomendada (10 mg/kg). Aguardar pelo menos 4 semanas de tratamento antes de avaliar a resposta individual e se necessário promover um ajuste na dosagem. Sempre administrar o produto em jejum ou pelo menos meia hora antes da alimentação.


 

 
CEPAV PHARMA LTDA.
Rua Dom Bento Pickel, 605
Casa Verde Alta - São Paulo - SP.
CEP. 02544-000
Tel.: (11) 3872-2111
CEPAV - Centro de Patologia Clínica Veterinária Ltda.
Rua Tanabi, 185
Água Branca - São Paulo - SP.
CEP. 05002-010
Tel.: (11) 3872-9553

Copyright - CEPAV, 2009. Todos os direitos reservados