CLIQUE AQUI...
 
TEXTOS TÉCNICOS    
 
 
  CEPAV Menu
    CEPAV News
    Assessoria
    Exames e Preços
    Textos Técnicos
    Alergia
    DNA
    Download
    CD-ROM Atlas
    CEPAV Kids
 
  Tour Virtual


  
 
 
Atendimento On-line
A Brucelose
 

Conheça a Brucelose

Laboratórios CEPAV

A Brucelose é uma doença infecto-contagiosa causada por uma bactéria chamada Brucella sp.. Além de contaminar os bovinos, ela pode contaminar outras espécies animais tais como: suínos, eqüinos, caprinos, ovinos, cães e gatos. Para cada espécie animal existe um tipo de Brucella diferente, por exemplo: A Brucella dos suínos se chama Brucella suis, a dos cães se chama Brucella canis, a dos ovinos se chama Brucella ovis. As vezes um tipo de Brucella de um espécie animal pode contaminar outra. Todos estes animais que citamos podem transmitir a Brucelose para o Homem. Apesar de ser uma doença bastante conhecida, ela continua a se espalhar nas criações causando grandes perdas econômicas aos criadores.

A Brucelose não tem cura e a única maneira de se evitar a doença e a realização de testes periódicos em todos os animais da propriedade e a vacinação das novilhas dos 3 aos 8 meses de idade.

COMO OS ANIMAIS SÃO CONTAMINADOS:

A Brucelose se espalha facilmente. Um animal contaminado na criação ao abortar, pode contaminar a pastagem, água, os alimentos e as instalações. Como ela é uma doença sexualmente transmissível, uma vaca pode contaminar um touro no momento da cobertura e este touro vai contaminando outras vacas, podendo contaminar todo um rebanho.

QUAIS SÃO OS SINTOMAS DA DOENÇA:

  1. Abortos entre o sétimo e o oitavo mês de gestação.
  2. Ocorrência de nascimento de bezerros fracos ou prematuros
  3. Retenção de placenta
  4. Juntas inchadas (artrites) e febre.

Nos machos ocorre uma inflamação dos testículos tornando o animal estéril permanentemente.

Lembramos que nem todos os animais apresentam sintomas clínicos da doença. Algumas vacas podem ter crias normais, mas estes animais vão sempre poder contaminar os outros animais do plantel.

O Homem pode adquirir a doença através do contato com os animais doentes ao tomar leite não fervido, queijos, cremes etc.. Também pode adquirir a doença através do contato direto com os animais através de suas secreções ou ferimentos.

COMO CONTROLAR A DOENÇA:

REALIZE TESTES DE CONTROLE PERIÓDICOS EM TODOS OS ANIMAIS DE SUA PROPRIEDADE.

NÃO PERMITA A ENTRADA DE ANIMAIS DOENTES. EXIJA UM ATESTADO NEGATIVO DE BRUCELOSE PARA TODOS OS ANIMAIS QUE FOREM ENTRAR NA SUA PROPRIEDADE.

ELIMINE TODOS OS ANIMAIS CONTAMINADOS.

SEMPRE QUE COMPRAR ALGUM ANIMAL, MESMO QUE ESTE VENHA COM UM ATESTADO NEGATIVO, REALIZE UM NOVO TESTE ANTES DE INTRODUZI-LO EM SEU PLANTEL. TEMOS VERIFICADO UM GRANDE NÚMERO DE FRAUDES NOS RESULTADOS DOS EXAMES. POR ISTO TODO O CUIDADO É POUCO.

DESINFETE RIGOROSAMENTE OS ESTÁBULOS, COCHOS E LOCAIS ONDE TENHA OCORRIDO UM ABORTAMENTO.

NUNCA TOME LEITE CRÚ OU DERIVADOS DE LEITE SEM OS DEVIDOS CUIDADOS.

O CONTROLE DA BRUCELOSE E OBRIGATÓRIO EM TODAS AS PROPRIEDADES DE EXPLORAÇÃO LEITEIRA. LEMBRE-SE QUE UM ANIMAL DOENTE PODE CONTAMINAR UM FUNCIONÁRIO DE SUA PROPRIEDADE, SENDO CONSIDERADA UM DOENÇA DO TRABALHO E POR ISTO O PROPRIETÁRIO PODE ESTAR SUJEITO A PROCESSOS OU AÇÕES TRABALHISTAS.

A ÚNICA MANEIRA DE CONTROLAR ESTA DOENÇA E CONHECE-LA EM TODOS OS SEUS DETALHES.

O CEPAV LABORATÓRIOS - Tecnologia em Saúde Animal, criou um serviço de informações sobre esta e outras doenças, que pode ser solicitado por todos interessados, através dos telefones: (011) 3872-9553, através de correspondência à Rua Tanabi, 185 - São Paulo Capital - CEP 05002-010, ou pela internet www.cepav.com.br

OBS: PROIBIDA A REPRODUÇÃO TOTAL OU PARCIAL DESTE ARTIGO SEM PRÉVIA AUTORIZAÇÃO DO CEPAV.

 

 
CEPAV PHARMA LTDA.
Rua Dom Bento Pickel, 605
Casa Verde Alta - São Paulo - SP.
CEP. 02544-000
Tel.: (11) 3872-2111
CEPAV - Centro de Patologia Clínica Veterinária Ltda.
Rua Tanabi, 185
Água Branca - São Paulo - SP.
CEP. 05002-010
Tel.: (11) 3872-9553

Copyright - CEPAV, 2009. Todos os direitos reservados